Polícia Penal promove a II edição do Curso de Formação em Cinotecnia e Emprego Prisional
Capacitação, que aborda técnicas de intervenção prisional com o uso de cães, ocorre na sede da 9ª DPR, em Charqueadas
Publicação:
A Polícia Penal realizou, nesta segunda-feira (3/11), a cerimônia de abertura da II edição do Curso de Formação em Cinotecnia e Emprego Prisional (CFCEP), promovido pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP). O evento, realizado na sede da 9ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), contou com a presença do secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, e do superintendente da Polícia Penal, Sergio Dalcol.
Para Pozzobom, este curso é mais uma forma para a manutenção da ordem, da segurança e da ressocialização. “Tenho a certeza que estamos contando aqui com profissionais comprometidos com a ética, com a responsabilidade e com o respeito aos animais e às pessoas. Que este curso seja mais uma oportunidade para a troca de experiências e para o fortalecimento das ações no sistema prisional.”
Na ocasião, 23 servidores provenientes das dez regiões penitenciárias e de outras instituições de segurança pública iniciaram a capacitação, que segue até o dia 3 de dezembro. Os alunos foram selecionados por meio de processo seletivo composto por prova teórica, avaliação de aptidão psicológica, teste de aptidão física (TAF) e entrevista conduzida pela coordenação do curso.
“A capacitação em cinotecnia reforça o compromisso da Polícia Penal com a qualificação permanente e o aprimoramento técnico de seus servidores. O trabalho com cães é uma ferramenta essencial para fortalecer a segurança e a eficiência das ações no sistema prisional”, destacou Dalcol.
A segunda edição do curso de cinotecnia, com carga horária superior a 240 horas-aula, abordará conteúdos como aprendizagem e fisiologia, atendimento pré-hospitalar, adestramento, detecção, busca e captura, além de técnicas de intervenção prisional com o uso de cães. Ao término da formação, os servidores estarão aptos a atuar nos canis da Polícia Penal.
O treinamento, ministrado por cinotécnicos da Polícia Penal e por instrutores convidados de outras instituições, será conduzido pelo coordenador do Grupo de Operações com Cães, Anderson Cardoso.
Também estavam presentes na cerimônia de abertura do curso, a superintendente adjunta, Deisy Vergara, o delegado da 9ª DPR, Ângelo Carneiro, e o diretor da ESP, Felipe Schuster.
A última edição do curso ocorreu em 2022, quando, pela primeira vez, a capacitação foi estruturada de acordo com a matriz curricular nacional para a educação em serviços penitenciários, consolidando a formação técnica na área de cinotecnia dentro do sistema prisional gaúcho.








