Polícia Penal promove II Curso de Segurança Institucional
Treinamento prepara os agentes para realizar a segurança de autoridades da SSPS e da Polícia Penal
Publicação:
A Polícia Penal iniciou, nesta sexta-feira (1°/8), na Escola do Serviço Penitenciários (ESP), o II Curso de Segurança Institucional (CSI). Ao todo, nove servidores participam da formação, realizada pela própria ESP e pelo Grupo de Segurança Institucional (GSI).
O treinamento busca preparar os agentes para planejar, coordenar e executar o serviço de segurança pessoal do secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, do superintendente da Polícia Penal e dos seus respectivos adjuntos, assim como em eventuais necessidades da instituição.
Entre os temas do curso, cuja duração é de 175 horas/aula, estão uso diferenciado da força; defesa pessoal, habilitações em dispositivos de menor potencial ofensivo, gerenciamento de crise, doutrina e planejamento de operações, práticas de combate em ambiente confinado, abordagem e revista veicular com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), tiro de combate, tiro de combate veicular, atendimento pré-hospitalar tático, entre outros.
A equipe de instrutores será composta por operacionais do próprio GSI, da ESP, do Grupo de Ações Especiais (Gaes) e da PRF. Haverá também uma palestra com o Grupo de Segurança de Dignitários (GSD) da Polícia Federal, equipe especializada na proteção de autoridades nacionais e internacionais.
A superintendente-adjunta, Deisy Vergara, destacou a importância do curso. "A qualificação do trabalho é importante para o alcance dos objetivos para o qual esse grupo foi criado, visando fortalecer a nossa instituição e a segurança das autoridades que fazem parte dela”, frisou.
Já o vice-diretor da Escola do Serviço Penitenciário (ESP), Matheus Vieceli Pereira, congratulou os alunos: "Parabenizo a todos por terem chegado até aqui. É um curso que oferece conhecimento de inúmeras matérias que envolvem a segurança de autoridades”.