Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Polícia Penal realiza Seminário Institucional destinado a novos servidores

Evento apresentou a estrutura e os departamentos da Instituição aos 58 servidores em formação

Publicação:

WhatsApp Image 2025 10 02 at 15 51 42
Ao todo, 58 novos servidores, estão realizando o Curso de Formação - Foto: Rafa Marin/ Ascom Polícia Penal
Por Lucille Soares/ Ascom Polícia Penal

A Escola do Serviço Penitenciário (ESP) promoveu, nesta quarta-feira (01), mais uma edição do Seminário Institucional, a fim de apresentar os departamentos da Instituição aos 57 novos servidores que estão em Curso de Formação Profissional. A atividade aconteceu nos turnos da manhã e tarde, no auditório do Centro Administrativo de Contingência (CAC).

O evento integra as atividades realizadas durante o Curso de Formação Profissional organizado pela ESP. Ao todo, 52 agentes penitenciários (APs) e cinco agentes penitenciários administrativos (APAs), empossados em 29/08 e 12/09, estão realizando a formação, que conta com mais de 500 horas-aula.

O superintendente da Polícia Penal, Sergio Dalcol, parabenizou os novos servidores pela conquista e ressaltou a importância desse momento de integração com a Instituição. Ele destacou que a oportunidade de conhecer a estrutura, o funcionamento dos departamentos e as mudanças em andamento fortalece o vínculo e prepara cada servidor para os desafios da carreira. “Hoje temos uma instituição cada vez mais organizada e disciplinada. Aproveitem este espaço para absorver o que a Polícia Penal tem de melhor e valorizem cada oportunidade que se apresentar. O futuro da nossa instituição também será construído por vocês”, afirmou.

Os novos servidores puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos no Gabinete do Superintendente, nos departamentos Administrativo (DA), de Segurança e Execução Penal (DSEP), de Tratamento Penal (DTP),  de Planejamento (Dplan), de Monitoração Eletrônica (DME), de Inteligência Penitenciária (Dipen), além da Assessoria de Comunicação (Ascom), da Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário (CGSP) e da Seção de Atenção à Saúde do Servidor (SASS).

O diretor da ESP, Felipe Schuster, ressaltou a importância da realização do Seminário Institucional. "Este é um momento muito importante para que vocês conheçam de perto todos os setores e departamentos da nossa instituição. Há alguns anos, um seminário como este não existia. No meu curso de formação, por exemplo, não tive a oportunidade de vivenciar algo semelhante. Hoje, a cada nova edição, vemos a Instituição evoluir, se aprimorar e, consequentemente, refletir essas melhorias também no curso de formação de servidores”, concluiu.

As apresentações técnicas do seminário foram conduzidas pelos seguintes servidores: Rafael Guimarães (Gabinete), Jonas Freitas (DA), Fernando Cesar Rodrigues (DSEP), Daiana Maturano (DTP), Leydson Lara (Dplan), Carlos Eduardo Gallio (CGSP), Cledio Muller e Thiago Agne (Dipen), Jonathan Silva (Ascom), Antônio Wiener Reisser (DME) e Pablo Moura (SASS). 

Entre 2019 e 2025, o Estado nomeou mais de quatro mil novos servidores para a Polícia Penal, sendo 2.786 agentes penitenciários, 903 agentes penitenciários administrativos e 592 técnicos superiores penitenciários. 

 

Polícia Penal