5ª Região Penitenciária realiza Reunião Ampliada da Educação Prisional

Educ geral II
Evento buscou promover uma atualização pedagógica - Foto: Divulgação Polícia Penal

Na última sexta-feira (18), a 5ª Região Penitenciária realizou a Reunião Ampliada da Educação Prisional, voltada à equipe diretiva, a professores e a turmas descentralizadas de Núcleos Estaduais de Ensino de Jovens e Adultos (NEEEJAs) prisionais e Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) que abrangem a Região (5ª, 12ª e 18ª), além de técnicos superiores penitenciários (TSP) da área de educação prisional. O evento ocorreu nas dependências da Universidade Católica de Pelotas (Ucpel).

Ao todo, 30 pessoas acompanharam o evento, que buscou promover atualização pedagógica, com apresentação dos cases de sucesso e dos avanços da educação prisional na localidade. Durante a manhã, a coordenadora técnica Suleima Bredow e a TSP Cristiane Beil Hartwig apresentaram uma contextualização da educação prisional na 5ª Região. A palestrante Jardélia de Sá, professora e pesquisadora, fez uma explanação sobre o tema Possibilidades e desafios de práticas pedagógicas nos NEEJAs prisionais.

Já no período da tarde, houve apresentações dos professores dos NEEJAs da Penitenciária Estadual de Rio Grande, do Presídio Regional de Pelotas e de turmas descentralizadas do Presídios Estaduais de Canguçu e Camaquã.

O encerramento foi realizado com a participação híbrida de um estudante privado de liberdade do Presídio Regional de Pelotas, o qual realizou o ensino fundamental e médio através do NEEJA e atualmente cursa ensino superior através de bolsa pelo convênio entre Ucpel e Polícia Penal.

Na oportunidade, os professores foram presenteados com produtos feitos por mão de obra prisional das quatro unidades prisionais com educação formal.