Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

8ª Região Penitenciária participa do evento Dia da Paz

Publicação:

O planejamento, articulado às forças de segurança do Estado, atua de forma direta nos indicadores de combate e redução de crimes.
O planejamento, articulado às forças de segurança do Estado, atua de forma direta nos indicadores de combate e redução de crimes - Foto: Divulgação Susepe

A 8ª Região Penitenciária participou, na última terça-feira (05), do Dia da Paz, evento que marcou os quatros anos do Programa Pacto pela Paz, realizado no município de Lajeado. Na ocasião, os coordenadores do projeto, o secretário de Segurança Pública Municipal, coronel Paulo Locatelli Gandin, e a assistente social Tânia Frohlich Rodrigues apresentaram as conquistas, os desafios e as perspectivas para uma cultura da paz na região, assim como os resultados do Programa em 2023.

O planejamento, articulado às forças de segurança do Estado, atua de forma direta nos indicadores de combate e redução de crimes, possuindo impacto direto nas ações de prevenção à violência e alcançando mais de 20 mil pessoas.

Nesse sentido, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) participa das atividades integradas que tem como resultado a diminuição dos crimes na cidade, principalmente junto ao RS Seguro. Dentro das atividades do Pacto, os Presídios de Lajeado, Feminino de Lajeado e de Arroio do Meio recebem facilitadores de círculos de construção da paz para ações intramuros.

Durante o evento, foi realizada a palestra Ciência da Felicidade e a Relação com a Paz, ministrada pelo idealizador do Congresso Internacional da Felicidade, Gustavo Arns.

Ao final, o prefeito da cidade, Marcelo Caumo, ressaltou a atuação conjunta e coletiva dos apoiadores do Programa, referenciando o desempenho das instituições de segurança pública.

Estiveram presentes na cerimônia os diretores das unidades prisionais de Lajeado, Ricardo Nachtingall Tessmann e Daiane Fabí Heck, a técnica superior penitenciária psicóloga do Presídio Feminino, Etiane Pereira Moreira, e a coordenadora técnica da 8ª Região, Pauline Schwarzbold.

Mais notícias

Polícia Penal