Apenados de Caxias do Sul confeccionam kits para bebês e desabrigados

A iniciativa permitiu a confecção de mais de 300 kits destinados às vítimas das enchentes

WhatsApp Image 2024 10 10 at 10 01 11 (1)
Kits foram produzidos por apenados - Foto: Divulgação Polícia Penal

A direção da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul (PECS) entregou, no dia 2 de outubro, 50 kits infantis à Unidade Materno Infantil do Presídio Estadual Feminino Madre Pelletier, em Porto Alegre. Os kits foram produzidos por pessoas privadas de liberdade e são compostos por itens essenciais, como cobertores, tapetes e mantas.

A iniciativa, fruto da parceria entre a PECS e empresários da Serra Gaúcha, que doaram os tecidos, também permitiu a confecção de mais de 300 kits destinados a desabrigados das enchentes que assolaram o Estado.

O ateliê de costura da PECS, que começou de forma modesta, hoje é um ponto de ressocialização dentro da penitenciária. “Desde o início, queríamos oferecer mais do que apenas uma ocupação. O objetivo sempre foi criar uma oportunidade para que os internos devolvessem algo para a sociedade, o que tem sido fundamental para elevar a autoestima deles”, explica a diretora da penitenciária, Ariane Ferreira Burmann.

WhatsApp Image 2024 10 10 at 10 01 11
Kits foram produzidos por apenados - Foto: Divulgação Polícia Penal

Ariane destaca que, além de proporcionar uma atividade prática, o trabalho no ateliê ajuda os detentos a desenvolverem um senso de responsabilidade e de comunidade. "Eles percebem que o que fazem dentro da penitenciária impacta a vida de pessoas lá fora. Para muitos, isso é uma experiência inédita. Essa nova perspectiva sobre o que podem oferecer ao próximo e a si mesmos tem um efeito transformador", acrescenta.

As enchentes que recentemente devastaram parte do Rio Grande do Sul deixaram milhares de pessoas desabrigadas e em situação de extrema vulnerabilidade. Foi nesse cenário que os kits confeccionados pelos detentos da PECS ganharam ainda mais importância.