Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Corregedor-Geral da Susepe participa de Encontro Nacional de Corregedorias

Publicação:

Imagem sem descrição
Evento ocorreu em Brasília - Foto: Divulgação Susepe

O corregedor-geral da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Rafael Schwengber, e o adjunto, Patrique Alves, participaram do Encontro Nacional de Corregedorias: Edição Especial 18 anos do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal (SisCor), que ocorreu na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília, o qual teve início na última terça-feira (21) e se encerrou nesta quinta-feira (23).


Promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), o evento teve por objetivo discutir as atualidades na área de correição dos diversos níveis da administração pública e celebrar os 18 anos do SisCor, estabelecido pelo decreto nº 5.480, de 30 de junho de 2005. 


O SisCor busca garantir práticas governamentais éticas e transparentes e, ao longo desses 18 anos, foi fundamental para a promoção da responsabilidade, integridade e eficiência nas atividades administrativas do Governo Executivo Federal. Uma corregedoria atua com estudo de risco, mitigando a possível ocorrência de ilícitos disciplinares.


O Encontro reuniu corregedores de várias regiões do País e contou com a presença da  secretária executiva da CGU, Vânia Lúcia Ribeiro Vieira; do corregedor-geral da União, Ricardo Wagner de Araújo; e do presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, Manoel Caetano Ferreira Filho. 


Para o corregedor-geral da Susepe, Rafael Schwengber, “esse evento, de âmbito nacional, foi uma grande oportunidade, pois proporcionou a interação entre os corregedores de diversos órgãos, que compartilharam práticas, técnicas e experiências na atividade. Sem dúvida, isso fortalece o sistema de corregedorias nacional e permite que novos horizontes sejam vislumbrados no nosso Estado”.


Atualmente, existem mais de 250 unidades de correição em todo o território nacional, nas mais diversas esferas de governo. Somente neste ano, foram analisadas 100 indicações de corregedores setoriais, segundo o corregedor-geral da União.


Ascom Susepe


 

Mais notícias

Polícia Penal