Duas unidades prisionais de Santa Maria são revistadas em operação da Polícia Penal

Penitenciária Estadual e Presídio Regional foram alvos da ação na última quarta-feira (10)

Na foto, um homem com capacete e farda da Polícia Penal  está no corredor da penitenciária
85 operacionais atuaram nas unidades - Foto: Divulgação Polícia Penal

A Polícia Penal realizou duas revistas na Região Central do Estado, na última quarta-feira (10). Os alvos foram a Penitenciária Estadual e o Presídio Regional, ambos em Santa Maria. A ação faz parte do programa RS Seguro, que analisa as estatísticas da segurança pública no Rio Grande do Sul, e responde ao aumento do índice de crimes violentos letais contra a vida no município.

Para o superintendente da Polícia Penal, Mateus Schwartz, “o trabalho contínuo e integrado das forças de segurança pública do Estado é fundamental no enfrentamento à criminalidade”, frisou. Ele também citou o papel crucial que é realizado pelo sistema prisional gaúcho: “nossos servidores trabalham de forma incansável para garantir o cumprimento rigoroso dos procedimentos nas unidades prisionais, impedindo comunicações ilícitas das pessoas privadas de liberdade”, finalizou.

O delegado penitenciário da 2ª Região, Thiago Nothen, enalteceu o sucesso de mais uma operação em Santa Maria, que já passou por mais de dez ações do tipo no ano. “Constantemente promovemos ações para manutenção da ordem e da disciplina nos nossos estabelecimentos, removendo objetos ilícitos dessas unidades e garantindo efetividade na segurança”, concluiu.

Ao todo, mais de 85 operacionais atuaram nas unidades. Duas galerias na Penitenciária Estadual e mais duas no Presídio Regional foram revistadas. Durante a operação, 386 pessoas privadas de liberdade foram movimentadas. Participaram da operação, além de servidores dos próprios estabelecimentos e da 2ª Região Penitenciária, membros do Grupo de Ações Especiais, dos Grupos de Intervenção Rápida da 2ª, 3ª e 6ª Regiões e das agências locais e regionais de Inteligência.