Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Encontro nacional de dirigentes das polícias penais é realizados em Brasília

Evento foi realizado no último dia 19 na sede da Senappen

Publicação:

superintendente em primeiro plano
Superintendente Mateus Schwartz participou do encontro em Brasília - Foto: ASCOM/Senappen

O primeiro encontro de diretores-gerais das polícias penais brasileiras foi realizado na última terça-feira (19), na sede da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), em Brasília. Participaram do evento, dirigentes das polícias penais estaduais, distrital e, também, federal. A reunião abordou temas relevantes para o sistema prisional no país todo com foco em discutir as estratégias de atuação das polícias no território nacional.

A Polícia Penal gaúcha foi representada pelo superintendente Mateus Schwartz, que enalteceu a importância do encontro. “É fundamental que tenhamos momentos de diálogo e troca de experiências e planos para a atuação no sistema prisional. Isso promove uma forte integração e qualifica a atuação de cada Polícia Penal”, disse. Ele ainda reforçou o papel do encontro na construção de estratégias de enfrentamento ao crime organizado. “Quando trabalhamos em conjunto, levando em conta a particularidade de cada estado, caminhamos na construção de um enfrentamento efetivo ao crime organizado e, como consequência, na garantia de mais segurança para a sociedade brasileira”, finalizou o superintendente.

Foi debatido, também, a criação do Conselho Nacional de Diretores-Gerais das Polícias Penais, um colegiado técnico voltado à coordenação e ao tratamento de interesses comuns entre as polícias penais de todas as esferas. A criação do Conselho foi considerada prioritária no sentido de fortalecer a integração e a uniformidade nas ações das polícias penais.



Polícia Penal