Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Governo do Estado nomeia 83 novos servidores penitenciários

Chamados são aprovados do concurso de 2022 para três cargos da Polícia Penal

Publicação:

WhatsApp Image 2024 10 25 at 10 15 35
Após a formação, passarão a atuar nas unidades prisionais e administrativas do Estado. - Foto: Rafa Marin/ Ascom Polícia Penal
Por Jonathan Silva

Foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (25/10) a nomeação de 83 novos servidores penitenciários. São seis agentes penitenciários, nove agentes penitenciários administrativos e 68 técnicos superiores penitenciários. Desde 2019, o governo do Estado já convocou 3.335 aprovados em concursos públicos para integrarem os quadros da Polícia Penal gaúcha. O chamamento atual é fruto de vagas de candidatos chamados anteriormente que não tomaram posse nas carreiras.

Segundo o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, a Polícia Penal cresce e se fortalece com a chegada de novos servidores. “O trabalho no sistema prisional é resultado de um trabalho em equipe, e o chamamento deste novo grupo vem para somar e contribuir para um serviço público cada vez mais efetivo e qualificado.”

O superintendente da Polícia Penal celebrou a nomeação e chegada de novos servidores. "É importante e satisfatório cada nomeação de novos colegas para integrarem a Polícia Penal. O governo do Estado tem proporcionado importantes investimentos estruturais e em material humano nos últimos anos no sistema prisional gaúcho, o que nos fortalece e nos permite, cada vez mais, entregar um serviço público de qualidade e contribui para a segurança dos gaúchos e para o retorno ao convívio social das pessoas privadas de liberdade", concluiu. 

Os novos nomeados são aprovados do concurso realizado em 2022 e, após a posse, seguirão para o Curso de Formação Profissional organizado pela Escola do Serviço Penitenciário, cuja duração é de aproximadamente três meses. Após a formação, passarão a atuar nas unidades prisionais e administrativas do Estado.



Polícia Penal