Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca
Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Instituto Penal de Canoas realiza palestra de prevenção à tuberculose

Publicação:

Instituto Penal de Canoas realiza palestra de prevenção à tuberculose
Apenados receberam testagem de tuberculose - Foto: Divulgação

Na manhã da última segunda-feira (18), o setor técnico do Instituto Penal de Canoas realizou uma palestra, seguida de testagem de tuberculose, para 15 apenados que estavam recolhidos na unidade prisional.

Os apenados receberam orientações da enfermeira Leila Brizola do Posto de Saúde Santa Isabel sobre os tipos de tuberculose, principais sintomas, formas de contágio e como evitar a transmissão. Participaram da atividade as técnicas superiores penitenciárias Elizete Irber, assistente social, e Luciana Cardoso, psicóloga, além da diretora Cristina Schleder Hamerski.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch.  Pode gerar complicações pulmonares, infecção generalizada (sepses) e risco de morte. É uma das doenças infectocontagiosas que mais causa mortes no Brasil, principalmente entre as pessoas que vivem com HIV. O diagnóstico rápido é fundamental para prevenir complicações da doença e possibilitar o início imediato do tratamento adequado. O tratamento da doença é totalmente gratuito e oferecido em todos os postos de saúde do Brasil.

A diretora Cristina Hamerski destaca a importância da adesão ao tratamento através de ações que estimulem a conscientização das pessoas a seguir o tratamento, que deve ser feito por seis meses, para a obtenção da cura, independentemente do desaparecimento dos sintomas em menor tempo.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Polícia Penal