MC’S Para a Paz da Susepe ganha prêmio do Ministério da Cultura
Publicação:

A Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) por meio da Coordenadoria da Juventude (CJ), recebeu do Ministério da Cultura o Prêmio Cultura e Saúde, em comunicado feito no início do mês de março. A proposta do órgão federal era reconhecer 120 projetos com atuação nas esferas sócio-cultural, tendo como tema “Promoção da Saúde, A Prevenção de Doenças, A Educação Popular para o Cuidado/auto-cuidado em Saúde”.
Com isso, a Susepe concorreu com o programa MC’para a Paz (Multiplicadores de Cidadania para a Paz) desenvolvido desde 2007. O objetivo do programa é promover o acesso aos jovens apenados à inclusão social por meio da música, contribuindo, assim, para a redução da reincidência prisional no Rio Grande do Sul.
Idealizado pelas psicólogas Fernanda Bassani e Maristela Mostardeiro da CJ, o MC’S para a Paz é o único, dentre nove projetos da área de Segurança Pública, já laureado no Estado. Conforme Fernanda, os jovens presos possuem resistência às metodologias de trabalhos tradicionais que comunicam muito pouco com sua identidade cultural. “Nesses casos, por mais bem intencionado e organizado que seja um projeto ele não consegue produzir vínculo com o jovem, pois não fala a língua dele”, acrescentou.
O programa MC’s para a Paz utiliza a cultura hip-hop como tecnologia de comunicação, que é imediatamente reconhecida pelo jovem. “Assim, conseguimos trabalhar conteúdos como Drogadição e Prevenção as DST’s/AIDS, sem provocar resistências e a promoção de saúde se dá de maneira eficiente.” enfatiza.
Para as coordenadoras, receber o prêmio, significa o reconhecimento do trabalho em âmbito nacional. Fernanda lembrou do primeiro prêmio que o programa recebeu “Experiência Inovadora em Segurança Pública”, de 2010, oferecido pelo Ministério da Justiça.
Prêmio
O Ministério da Cultura (Portaria nº 75-DOU) louvou o trabalho com R$ 20.000,00 que serão usados para custear oficinas, aquisição de materiais audiovisuais e material de divulgação para ampliar as ações de cultura e saúde entre os jovens presos.
MC’s para a Paz
O programa é uma iniciativa que oferece aos apenados, entre 18 a 29 anos, a possibilidade de se comunicar por meio da música e outras expressões artísticas que contribuem para diminuição da reincidência criminal.
Exemplo disto é a publicação do livro que o detento do regime semiaberto e integrante do programa, Rodrigo dos Santos Ramos, 28 anos, está produzindo para o próximo ano.
Neiva Motta
Comunicação Susepe