Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Polícia Penal realiza ações alusivas ao Outubro Rosa

Publicação:

foto 1(1)
O Toques que Mudam uma Vida é uma ação destinada às mulheres que utilizam tornozeleira eletrônica residentes no município. - Foto: Divulgação Polícia Penal

Presídio Feminino de Torres

Na manhã desta quinta-feira (24), duas ações alusivas ao Outubro Rosa aconteceram no Presídio Estadual Feminino de Torres, uma roda de conversa e uma sessão de maquiagem.


Inicialmente, nove mulheres privadas de liberdade do regime semiaberto participaram de uma roda de conversa mediada pela técnica superior penitenciária psicóloga Viviane Macedo, com a participação de servidoras de saúde do município, a enfermeira Ivonete Aparecida Rolim e a agente comunitária Talita Silveira Coelho. Houve uma troca de informações sobre câncer de colo de útero, de mama, autoexame, hábitos de higiene, além de aferição da pressão arterial e frequência cardíaca.


Noutro momento, as professoras do Núcleo Estadual de Ensino de Jovens e Adultos Carla Porto, Luciana do Carmo, Stefania Kappel e Cássia Carlos Pinheiro ofereceram uma sessão de maquiagem para nove alunas, realizada pela maquiadora Emili Weber Dimer. A atividade,  intermediada pela chefe de segurança da unidade prisional, Rosalva Lange Soares, foi encerrada com um bate-papo sobre a saúde da mulher e com uma confraternização.



WhatsApp Image 2024 10 25 at 10 03 11
Presídio Estadual Feminino de Torres, uma roda de conversa e uma sessão de maquiagem. - Foto: Divulgação Polícia Penal


Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 3ª Região promove Toques que Mudam uma Vida

O Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 3ª Região Penitenciária (IPME-3) promoveu, na última terça-feira (22), um encontro alusivo ao Outubro Rosa em parceria e colaboração com a equipe e alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac) de  Santa Rosa. O Toques que Mudam uma Vida é uma ação destinada às mulheres que utilizam tornozeleira eletrônica residentes no município.

A atividade contou com profissionais das áreas de saúde e beleza, que enfatizaram a importância da prevenção e do autocuidado referente à condição da mulher, tanto física quanto mental.

As monitoradas também receberam esclarecimentos acerca da importância pela busca de acesso às suas demandas de bem-estar junto à rede externa de atendimento à saúde da mulher. Durante o encontro, todas as participantes tiveram um momento de beleza, oportunidade que receberam hidratação e escova em seus cabelos, bem como sorteio de brindes e lanche.

A ação teve como responsáveis as técnicas superiores penitenciárias Ana Cláudia Levkowicz, assistente social, e Tatiana Taborda Krug, psicóloga, integrantes da equipe técnica do IPME-3.

foto 1(1)
O Toques que Mudam uma Vida é uma ação destinada às mulheres que utilizam tornozeleira eletrônica residentes no município. - Foto: Divulgação Polícia Penal

Polícia Penal