Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Polícia Penal realiza aula inaugural do Curso de Formação dos novos servidores penitenciários

307 agentes penitenciários e 50 agentes penitenciários administrativos participam do Curso

Publicação:

WhatsApp Image 2025 02 27 at 16 26 55
Aula inaugural do Curso de Formação Profissional - Foto: Rafa Marin/Polícia Penal
Por Marcelle Schleinstein e Rodrigo Borba/Ascom Polícia Penal

Na última quarta-feira (26), 307 novos agentes penitenciários (AP) e 50 agentes penitenciários administrativos (APA) participaram da aula inaugural do Curso de Formação Profissional no auditório da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Os novos servidores foram nomeados no dia 29 de janeiro e empossados na terça-feira (25).

No período da manhã, o diretor da Escola do Serviço Penitenciário (ESP), Felipe Schuster, fez a abertura da aula e parabenizou os novos servidores, ressaltando a importância da qualificação dos profissionais da área da segurança pública e a parceria com demais órgãos. “Parabenizo a todos pela aprovação e destaco a importância que é para a Instituição o ingresso de novos servidores para o fortalecimento da segurança do RS”, afirmou. 

Em seguida, o superintendente da Polícia Penal, Mateus Schwartz, destacou os últimos investimentos em estrutura e pessoal. “O Governo do Estado tem investido incansavelmente no sistema prisional. Mais de 1 bilhão de reais foram destinados para que tenhamos essa mudança de paradigma na nossa Instituição.  São novas penitenciárias com vagas qualificadas, equipamentos que garantem a segurança e qualificam a estrutura de trabalho dos nossos servidores, além do constante chamamento de novos profissionais que ampliam a nossa atuação na garantia da segurança pública dos gaúchos”, finalizou. 

Durante o evento, servidores da ESP fizeram uma apresentação sobre a Instituição, sobre normas e regulamentos, além de terem fornecido orientações gerais sobre as funções da Polícia Penal. 

Pela tarde, ocorreu um seminário institucional realizado em parceria com a OAB-RS, com a presença do presidente do órgão, Leonardo Lamachia. Foram debatidos temas e aspectos relativos a políticas criminais e de segurança pública.

O curso terá duração de três meses, aproximadamente, com 400 horas-aula para os APAs e 580 horas-aula para APs. As aulas são ministradas por docentes servidores da Polícia Penal, da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.

O chamamento dos novos integrantes da Polícia Penal foi possível graças à ampliação emergencial do quadro de vagas da Instituição, aprovada no ano passado pela Assembleia Legislativa, e que passou a vigorar a partir de janeiro deste ano, e da abertura de vagas proporcionada por dois processos de promoções de servidores realizados nos meses de dezembro e janeiro.

Polícia Penal