Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Polícia Penal realiza revistas gerais na Penitenciária e no Presídio Regional de Santa Maria

Ações estão alinhadas às estratégias adotadas por meio do programa RS Seguro para combater os índices de violência no Estado

Publicação:

WhatsApp Image 2024 10 19 at 17 19 43
Operações envolveram mais de 80 servidores penitenciários e resultou na movimentação de 700 apenados, - Foto: Divulgação Polícia Penal
Por Rodrigo Borba/Ascom Polícia Penal

A Polícia Penal realizou, na última semana, revistas gerais nas duas maiores unidades prisionais da região central do Estado. A primeira delas ocorreu na Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), na quinta (17), e a outra, na sexta-feira (18), no Presídio Regional de Santa Maria. As operações tiveram como foco a manutenção da ordem e da disciplina, além da retirada de possíveis materiais ilícitos.

Durante as ações, que envolveram mais de 80 servidores penitenciários, foram movimentados cerca de 700 apenados e revistadas seis galerias.

O aumento das intervenções nos estabelecimentos gaúchos está alinhado às estratégias adotadas por meio do Programa RS Seguro, do Governo do Estado, para reduzir os índices de criminalidade. Participaram das operações na PESM e no PRSM integrantes do Grupo de Intervenção Rápida e do Canil da 2ª Região Penitenciária, da Delegacia Penitenciária Regional, das próprias unidades e da Inteligência Penitenciária.

Além das revistas gerais, a Polícia Penal vem realizando, desde o mês de abril, a operação Saturação, na PESM, a maior casa prisional da região. A ação consiste na presença permanente do GIR-2, que se une à equipe de plantão para a realização de revista corporal dos apenados antes do horário de pátio e na vistoria nas celas, além de rondas ao redor da unidade, para evitar os arremessos de materiais ilícitos.

“Estamos ampliando o número de operações nas unidades de todo o Estado, visando tornar o sistema prisional cada vez mais seguro. A Polícia Penal está empenhada para, de forma integrada com as demais forças de segurança, uma diretriz do programa RS Seguro, reduzir os índices de criminalidade”, destaca o superintendente da Polícia Penal, Mateus Schwartz. Nesse sentido, ressalta a importância da participação das equipes táticas, do Grupo de Ações Especiais (Gaes), dos dez GIRs, e de todos os servidores da Instituição.

Polícia Penal