Polícia Penal tem novos corregedor-geral do sistema penitenciário e chefe de gabinete
Nomeações de José Giovani Rodrigues de Souza e de Tiago Lindholz, respectivamente, estão publicadas no DOE desta terça (1º)
Publicação:

A Polícia Penal conta com novos corregedor-geral do Sistema Penitenciário e chefe de Gabinete do Superintendente. São eles, respectivamente, José Giovani Rodrigues de Souza e Tiago Marcarini Lindholz. A nomeação de ambos está publicada na edição desta terça-feira (1º) do Diário Oficial do Estado (DOE).
José Giovani foi superintendente da Polícia Penal de 22 de abril de 2021 a 9 de janeiro de 2023. Natural de Butiá, é bacharel em Direito e servidor penitenciário desde 2007. Trabalhou na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas até dezembro de 2014, quando passou a atuar na Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos. Em setembro de 2016, assumiu a administração do estabelecimento, cargo que ocupou por quatro anos.
Compete à Corregedoria-Geral do Sistema Penitenciário verificar o trabalho desenvolvido em todos os setores, serviços e atividades dos estabelecimentos prisionais, com vista à regularidade funcional das unidades que integram sua estrutura organizacional, bem como realizar correições e visitas de inspeção nos referidos estabelecimentos.
Já Tiago Marcarini Lindholz é Bacharel em Direito, graduado em Tecnologia e Segurança Pública e agente penitenciário desde 2014. De 19 de outubro de 2017 a 17 de novembro de 2018, foi diretor da Penitenciária Estadual de Canoas II. Além disso, de 22 de julho de 2021 a 05 de abril de 2022, integrou a direção administrativa do Instituto Psiquiátrico Forense.
Também participou do processo de abertura de seis casas prisionais de presença plena do Estado. E, mais recentemente, desde junho de 2022, foi membro da gestão da Cadeia Pública de Porto Alegre, participando do planejamento do projeto de retomada e da abertura de novos módulos da unidade.
A Chefia de Gabinete tem, entre suas atribuições, o assessoramento direto ao superintendente e à superintendente adjunta; o controle de demandas de PROAs e e-mails; a realização de demandas extraordinárias para os Departamentos visando à instrução de resposta via ofício; além da realização imediata das diligências deliberadas em reunião entre o Superintendente e outros departamentos.