Presídio de Frederico Westphalen desenvolve atividade de psicologia
Publicação:

O Presídio Estadual de Frederico Westphalen (PEFW) está realizando um trabalho em parceria com a Universidade Regional Integrada (URI), através do desenvolvimento de estágio profissionalizante de duas acadêmicas do oitavo semestre do curso de psicologia. As atividades iniciaram em março deste ano, e têm como objetivo fortalecer e conscientizar as detentas em relação à qualidade de vida, além de favorecer o relacionamento interpessoal com projeção para a socialização e a reabilitação.
O trabalho é realizado com as oito detentas do PEFW, e entre as ações desenvolvidas, grupos com dinâmicas e discussões que proporcionam reflexões sobre relações, autoestima, sentimentos e conscientizações, além de temáticas do interesse das detentas. Também é realizado, uma vez por mês, uma sessão de vídeo em que é veiculado um filme escolhido com o objetivo de despertar e estimular as ações que irão auxiliá-las.
A administradora do PEFW, Adriana Rosado, ressalta outra atividade que foi realizada, o ‘dia da beleza’, em que profissional da área, por meio de trabalho voluntário, cortou e pintou o cabelo das detentas. Destaca que, “esta ação revela sentimentos positivos em relação a imagem”. Adriana enfatiza ainda que o trabalho tem o acompanhamento da assistente social do presídio, Sandra Vasconcelos.
Marco Vieira
Assessoria de Comunicação Social da Susepe