Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Projeto de agricultura com universidade é iniciado na Penitenciária de Ijuí

Primeira oficina foi realizada em parceria com o curso de Agronomia envolvendo conceitos da agricultura

Publicação:

Primeira oficina foi realizada com a participação de dez apenados da PMEI
Primeira oficina foi realizada com a participação de dez apenados da PMEI - Foto: Divulgação Susepe
Por Ascom/Polícia Penal

Na manhã desta segunda-feira (17), a Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI), em parceria com o curso de agronomia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui), deu início à primeira oficina de um projeto voltado para ações comunitárias, agricultura urbana e periurbana e contribuições à segurança alimentar.

As oficinas terão a finalidade de capacitar as pessoas privadas de liberdade na captação de resíduos orgânicos oriundos da cozinha da PMEI, além de implantar uma horta agroecológica na casa prisional. O projeto conta com a participação de dez apenados e terá duração inicial de dois anos, contando com diversas oficinas, sob mentoria da técnica superior penitenciária Ana Paula Bourscheid e coordenação de Paulo André Luft, com aulas ministradas por professores extensionistas da Universidade.
 
“Vale ressaltar que o projeto da horta agroecológica anda de mãos dadas com o projeto de reciclagem dos resíduos sólidos que já ocorre na Penitenciária, segundo a diretora do PMEI, Darlen Grasieli Bugs. Dessa forma, segundo ela, “com a execução dos dois projetos, a casa prisional recicla e reutiliza a maior parte dos resíduos por ela produzidos, contribuindo para uma organização sustentável”.

Polícia Penal