Susepe e Correios firmam parceria para trabalho prisional
Publicação:

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e a Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) firmaram, nesta quinta-feira (22), parceria para oferecer, a médio prazo, oportunidade de trabalho e renda às apenadas da Penitenciária Modulada de Montenegro (PMM).
Na primeira etapa do projeto, a ECT vai doar os malotes usados, que serviam para o transporte de correspondências, para que as visitas não entrem no estabelecimento prisional com sacolas plásticas, reduzindo a quantidade de lixo produzido no presídio.
Neste projeto experimental, a partir de agora, os malotes servirão para o transporte de refrigerantes e alimentos que os familiares trazem para os presos. Na entrada, o visitante vai receber uma ficha com o número de garrafas que entraram e, na saída, deve apresentar o número correspondente de garrafas vazias. Este procedimento vai fazer com que o material reciclável receba a devida destinação.
Reaproveitamento
Em seguida, com o aumento do número de malotes doados, as presas do Anexo Feminino da PMM devem fazer a customização de peças e, assim, reaproveitar o material criando novos produtos como bolsas e sacolas ecológicas para compras em supermercado. A Coordenadoria Penitenciária da Mulher (CPM) da Susepe, está buscando parcerias para as oficinas de capacitação e para a aquisição dos equipamentos necessários para viabilizar esta proposta.
O convênio foi formalizado pelo superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, pelo Diretor Regional da ECT, Jair Batista Antunes e contou com a presença da coordenadora Penitenciária da Mulher da Susepe, Maria José Diniz e demais servidores da Susepe e dos Correios.
Outras atividades
A Penitenciária Modulada de Montenegro possui outras atividades para os apenados da casa prisional. Em parceria com empresas instaladas no estabelecimento, viabiliza o trabalho prisional. Através de uma fábrica de confecção, as presas do anexo produzem bombachas. Em parceria com uma empresa de artigos esportivos, os presos costuram bolas de futebol e outros fabricam chaveiros. Durante a visita, o superintendente vistoriou o andamento das obras do novo módulo da penitenciária, que terá capacidade para 500 vagas.
Texto: Tiago Dias
Assessoria de Comunicação da Susepe