Susepe realiza I Encontro dos Psicólogos do Sistema Prisional
Publicação:

Aconteceu hoje, das 9 às 17 hs, o I Encontro da Psicologia: Construindo o Trabalho do Psicólogo no Sistema Prisional, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari na cidade de Porto Alegre/RS. O evento é promovido pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), organizado pela Escola Penitenciária e Departamento de Tratamento Penal.
Às 9 horas, participaram da mesa de abertura, o superintendente dos Serviços Penitenciários, Gelson Treiesleben, diretora do Departamento de Tratamento Penal, Ivarlete de França, diretora da Escola Penitenciária, Chistiane Russomano Freire, superintendente adjunto da Susepe Mário Pelz e a presidente da comissão de orientação e fiscalização do Conselho de Psicologia, Maria Fátima Bueno Fisher.
“Os psicólogos são operadores da ciência da alma, e suas competência técnicas são fundamentais para a aplicação Lei de Execuções Penais, que prevê a ressocialização dos presos”, explica Treiesleben. Para ele, a maioria das boas ações implantadas no sistema prisional vem do conhecimento dos psicólogos.
Durante a palestra serão abordados temas como; Exclusão, Reclusão: Violência e Políticas nas passagens do Estranho ao Estrangeiro, contando com a presença do psicólogo e psicanalista Jaime Betts. Maria Conte, Fernando Monteiro; Políticas Públicas para usuários de Drogas e Intersetorialidade.
Já a psicóloga Cláudia Simone Silva de Freitas tratará o tema “Psicologia e Rede Social: importância da interlocução do trabalho com o conselho da comunidade. Ana Paula de Lima, psicóloga do Instituto Psquiátrico Forense, fala sobre “Acompanhamento Terapêutico como dispositivo no processo de reabilitação psicossocial com o portador de sofrimento psquíco em conflito com a lei”. Ás 17h10 vai haver debate entre os cerca de 140 profissionais que são esperados pela organização. O encontro faz parte das comemorações ao Dia do Psicólogo, dia 27 de agosto.
Texto: Neiva Motta
Assessoria de Comunicação da Susepe