Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Canil da 8ª Região participa de treinamento com Receita Federal e Força Penal Nacional

Publicação:

Na foto, sete homens com roupas pretas e uma mulher também vestida com a farda preta posam para a foto. No canto direito um cachorro labrador está junto aos policiais penais.
Três servidores, com os respectivos animais do Canil da 8ª Região Penitenciária, participaram de treinamento integrado - Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (12), três servidores, com os respectivos animais do Canil da 8ª Região Penitenciária, participaram de treinamento integrado na sede da Receita Federal, em Santa Maria, com foco em faro de ilícitos.

Os treinos foram realizados em dois ambientes, inicialmente no pavilhão onde estão armazenadas apreensões realizadas pela Receita Federal e, na sequência, junto ao ônibus da Receita Federal, ambas as atividades simulando ações reais realizadas pela entidade federal.

Os servidores da Polícia Penal foram recepcionados pelo agente Mallmann, responsável pela utilização e treinamento dos cães da Receita. Também participaram do treinamento integrado três policiais penais que compõem a Força Penal Nacional (FPN), que, atualmente está em missão no estado do Rio Grande do Sul, auxiliando junto à Penitenciária Estadual de Venâncio Aires. Todos os participantes possuem curso de cinofilia com experiência na atuação de cães em ações de segurança pública e fiscalizações.

Para a delegada penitenciária da 8ª Região, Samantha Longo, "a qualificação, tanto dos servidores cinófilos lotados no canil regional como dos cães de trabalho, visa à capacitação das ações desenvolvidas pela Polícia Penal, da forma que, cada vez mais, se possa devolver um trabalho qualificado para a comunidade".

Segundo o coordenador do Canil da 8ª Região, Diogo Blaszak, “o treinamento realizado reforça a importância da integração entre os órgãos públicos do Rio Grande do Sul, com destaque pela presença de policias penais cinotécnicos de outros estados, representados na Força Penal Nacional. Isso permite a troca de experiências e práticas no treinamento, na condução e na utilização dos cães de faro, além do partilhamento de procedimentos utilizados em outros estados, visando ao aperfeiçoamento da utilização de cães de faro para o trabalho”.

Polícia Penal