Firmada parceria para a construção do Albergue em Encantado
Publicação:

A cidade de Encantado deve contar com um novo Albergue até o final do ano. O compromisso foi firmado através da assinatura de um convênio para a construção do prédio nesta quarta-feira (11). Com cerca de 35 vagas para regime semiaberto, o estabelecimento vai atender aos presos dos municípios de Encantado, Doutor Ricardo, Anta Gorda, Muçum, Vespasiano Corrêa, Roca Sales e Relvado, dando melhores condições para o cumprimento da pena e auxiliando na ressocialização.
O Secretário da Segurança Pública, Airton Michels, durante o ato de assinatura do convênio, salienta a celeridade das tratativas. “A mobilização das pessoas envolvidas no processo, sejam das prefeituras, do judiciário e da sociedade, é um fator importante do sucesso deste convênio”, comenta. As primeiras reuniões sobre o Albergue ocorreram em setembro de 2011, na Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com uma comitiva do Conselho da Comunidade local.
A edificação será erguida no terreno entre o Fórum e o Presídio de Encantado.
Investimento
O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, lembrou que, antes de entrarem em acordo sobre a construção do estabelecimento, foi sugerida a locação de um espaço para abrigar os detentos. “Em poucos meses, teríamos um ônus igual ou até superior ao valor da construção do prédio”, afirma.
O investimento previsto para a obra é de R$ 180 mil. Cerca de R$ 90 mil são provenientes de repasse do governo do Estado e o restante pago com verba dos sete municípios da comarca. O Poder Judiciário e o Ministério Público também participam com a fiscalização e acompanhamento das obras. A iniciativa conta com o apoio do Conselho das Comunidades para os Apenados da Comarca de Encantado. Dos 69 detentos do Presídio de Estadual de Encantado, 52 estão envolvidos com uma ocupação de trabalho interno e 14 cumprem o regime semiaberto.
Texto: Tiago Dias
Assessoria de Comunicação da Susepe