Instituto Penal de Novo Hamburgo inicia clínica-escola em parceria com universidade
Parceria possibilita que 280 pessoas privadas de liberdade sejam atendidas por acadêmicos
Publicação:

Na manhã desta sexta-feira (28), o Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH) retomou o vínculo já existente com o Curso de Medicina da Universidade Feevale, que disponibiliza profissionais e acadêmicos para fazer a assistência de saúde aos apenados da unidade prisional. A parceria, reiniciada com o semestre letivo da Universidade, possibilitará que 280 pessoas privadas de liberdade sejam atendidas por acadêmicos, supervisionados por docentes médicos.
A iniciativa teve início em maio de 2022, quando a direção do IPNH se vinculou à Feevale, instalando uma clínica-escola em suas dependências, possibilitando, assim, a realização de atividades voltadas à atenção básica em saúde dos apenados, a qual é equipada com toda a estrutura necessária para garantir um acolhimento completo e seguro aos pacientes.
Nos consultórios do espaço, os presos são atendidos gratuitamente, todas as sextas-feiras, durante todo o dia, nos turnos manhã e tarde. Após as consultas, os acadêmicos discutem com os colegas e professores as suas experiências e os casos envolvidos na sala de aula da unidade prisional, local destinado a atividades educacionais e projetos sociais.
“O objetivo da parceria é associar o acesso à saúde da pessoa presa ao ensino e pesquisa, contribuindo com a comunidade acadêmica. Além disso, a criação de um ambiente universitário na unidade, potencializa a inclusão social e a ressocialização das pessoas privadas de liberdade", afirmou Vinícius Guimarães Silva, diretor do IPNH.
Revisão: Breno Serafini/Ascom Polícia Penal