Penitenciária de Santa Maria retoma projeto Livres para Pintar
Publicação:

No primeiro dia deste mês, a Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), em parceria com a Igreja Universal, realizou a retomada da oficina de artes a partir do projeto Livres para Pintar, mediada pelo pastor e artista plástico Venino Aragão, e com colaboração da equipe Universal nos Presídios.
O trabalho no campo da arte realizado em penitenciárias tem como objetivo a reabilitação e a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, proporcionando uma oportunidade para expressão criativa, desenvolvimento de habilidades e reflexão pessoal. Além disso, as oficinas podem incentivar a colaboração entre os apenados, promovendo habilidades de interação social e o trabalho em equipe, sendo parte integrante de programas de reabilitação e auxiliando na redução de reincidência.
"Essas parcerias são fundamentais para que possamos capacitar as pessoas privadas de liberdade, oportunizando qualificação, com o intuito de promover o aprendizado, o aperfeiçoamento e a ressocialização da pessoa humana", explica o diretor da PESM, Jader Ricardo Dias Gonçalves. Para a técnica superior penitenciária Mircele da Silva, as oficinas quebram os estigmas associados aos detentos, promovendo uma visão mais ampla e humanizada sobre eles.