Polícia Penal apresenta trabalho com cães para crianças em Vacaria
Representantes dos canis das 7ª, 8° e da 9ª Regiões Penitenciárias realizaram diversas instruções
Publicação:

A Polícia Penal realizou, no último sábado (22), uma demonstração do emprego de cães no sistema prisional para 35 crianças e pré-adolescentes da rede pública de ensino, durante evento em Vacaria. A ação integra o projeto Policial Civil Mirim e ocorreu na universidade Unopar Anhanguera. Entre as atividades, os representantes dos canis das 7ª, 8ª e 9ª Regiões Penitenciárias promoveram instruções de buscas por materiais ilícitos, de obediência, de guarda e de proteção.
Também estiveram em destaque os cuidados com o manejo de animais domésticos, além de atentar para os riscos e a prevenção de zoonoses, doenças infecciosas capazes de serem, naturalmente, transmitidas entre animais e seres humanos. Participaram da atividade os policiais penais Diogo Blazak, Hugo Gomes, Luiz Patricio e Pedro Duarte, além dos cães Mohoc, Stark, Brutus, Luck, Kaiser e Ragnar.
O Grupo de Operações com Cães (GOC) da Polícia Penal tem entre suas atribuições atuar em intervenções no ambiente prisional, como apoio às equipes táticas da Instituição, do Grupo de Ações Especiais e dos Grupos de Intervenção Rápida das dez regiões penitenciárias, e na segurança da rede externa das unidades. Além disso, os animais são capacitados para detecção de narcóticos, armas e munições e para a busca e captura de foragidos.
O Projeto Policial Civil Mirim, uma parceria entre a força de segurança e a Unopar Anhanguera, objetiva debater noções de direitos, deveres e cidadania, trabalhando no dia a dia a prevenção ao uso de drogas, tendo como base busca pelo bom exemplo e incremento de habilidades necessárias para o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional e social. A formação tem 120 horas/aula e ocorre em um período de nove meses, sempre aos sábados pela manhã. O público-alvo são crianças e pré-adolescentes de 08 a 13 anos.