Polícia Penal moderniza atendimento da monitoração eletrônica e implementa novos meios de comunicação
Serviço tem foco na agilidade, na rastreabilidade e na melhoria da resposta frente a diversas necessidades dos monitorados
Publicação:

A Polícia Penal, dentro de seu processo de constante renovação e aprimoramento, passa a disponibilizar, tanto ao público interno da instituição quanto ao externo, os novos meios de comunicação implementados pelo Departamento de Monitoração Eletrônica (DME). A nova ferramenta, que entrou em funcionamento na última quarta-feira (26/6), moderniza e agiliza o atendimento às pessoas monitoradas, seus familiares e advogados, além de facilitar o contato com instituições parceiras, como o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil do RS, hospitais e órgãos de segurança pública.
Entre as principais funcionalidades que passam a compor o sistema SAC24 estão a notificação automática de violações, um aplicativo para smartphone com chat direto com as equipes dos Institutos Penais de Monitoramento Eletrônica (IPMEs) e um serviço de 0800 com sistema de unidade de resposta audível (URA) com a classificação dos tipos de atendimento. Essas soluções tecnológicas foram desenvolvidas com foco na agilidade, na rastreabilidade e na melhoria da resposta frente a diversas necessidades das pessoas monitoradas.

Para o superintendente da Polícia Penal, Luciano Lindemann, o novo serviço é essencial para que a instituição possa prestar um atendimento cada vez mais qualificado. “A expectativa é de que a nova estrutura do SAC24 fortaleça o papel dos Institutos Penais de Monitoração Eletrônica como unidades estratégicas no cumprimento de medidas alternativas à prisão, além de proporcionar um atendimento mais transparente e humanizado para a população atingida”, afirma Lindemann.
O diretor do Departamento de Monitoração Eletrônica, Antônio Wiener Reisser, reforça que o investimento em tecnologia é parte fundamental do processo de qualificação do sistema de monitoração. “O desenvolvimento dessas ferramentas representa uma virada de chave para o atendimento no âmbito da monitoração eletrônica. Ganhamos em eficiência, controle e, principalmente, em capacidade de resposta e atendimento das demandas. Esperamos um impacto direto nas rotinas dos IPMEs, com mais autonomia para os servidores, padronização dos procedimentos e maior segurança para todos os envolvidos.”
As principais novidades do sistema são:
1. 0800 com atendimento por URA:
com canais específicos para monitorados, familiares e profissionais de diversas áreas;
2. Aplicativo da Monitoração Eletrônica:
App chamado “SAC 24 Monitorado”, de uso exclusivo das pessoas monitoradas, com funcionalidades como:
• Consulta de bateria e status de carregamento da tornozeleira;
• Visualização de agendamentos;
• Solicitação de atendimentos diversos (jurídico, social, psicológico, deslocamentos etc.);
• Comprovar e justificar deslocamentos;
• Comunicação de emergências;
• Dúvidas frequentes e orientações básicas.
O aplicativo já está disponível para download em dispositivos Android, por meio do link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.spacecom.sac24offender
Lista de novos números 0800 por IPME:
• IPME 1 (Novo Hamburgo e região) – 0800 555 0001
• IPME 2 (Santa Maria e região) – 0800 555 0012
• IPME 3 (Santo Ângelo e região) – 0800 555 0003
• IPME 4 (Passo Fundo e região) – 0800 555 0014
• IPME 5 (Pelotas e região) – 0800 555 0053
• IPME 6 (Sant'Ana do Livramento e região) – 0800 555 0016
• IPME 7 (Caxias do Sul e região) – 0800 555 0052
• IPME 8 (Santa Cruz e região) – 0800 555 0008
• IPME 10 (Região Metropolitana) – 0800 555 0051
Obs: Os contatos utilizados anteriormente permanecerão ativos por um período de transição, garantindo a adaptação gradual ao novo sistema.
Texto: Breno Serafini/Ascom Polícia Penal