Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Polícia Penal realiza ciclo de palestras alusivas ao mês da conscientização sobre o câncer de mama

O câncer de mama, uma das principais causas de mortalidade entre mulheres no Brasil, exige uma abordagem preventiva e eficaz

Publicação:

WhatsApp Image 2024 10 22 at 17 31 15
Durante a reunião, foram abordados temas como a saúde mental feminina no ambiente de trabalho - Foto: Rafa Marin/ Ascom Polícia Penal

O ciclo de palestras “Outubro Rosa - a importância do autocuidado na saúde da mulher”, organizado pela Escola do Serviço Penitenciário (ESP), pela Seção de Atendimento ao Servidor da Susepe (SASS) e pela Comissão Interna de Segurança e Saúde no Serviço Penitenciário (Cissspen), aconteceu nesta terça-feira (22), na Associação dos Servidores Penitenciários de Charqueadas. O objetivo principal foi proporcionar às servidoras da 9ª Delegacia Regional um espaço de acolhimento e reflexão, oferecendo acesso às informações essenciais para o cuidado integral de sua saúde.


O câncer de mama, uma das principais causas de mortalidade entre mulheres no Brasil, exige uma abordagem preventiva e eficaz, que inclua a disseminação de conhecimento sobre detecção precoce, fatores de risco e importância do autocuidado. 


Durante a reunião, foram abordados temas como a
saúde mental feminina no ambiente de trabalho, a importância da atividade física regular na saúde da mulher, a alimentação saudável, entre outros. Além disso, a iniciativa busca reforçar o compromisso da Polícia Penal em valorizar a qualidade de vida de suas servidoras, oferecendo suporte contínuo para o bem-estar de cada uma, tanto no contexto profissional quanto no pessoal. 


Para o diretor da ESP, Felipe Schuster, o Outubro Rosa vai além de uma campanha, é um movimento de sensibilização que busca salvar vidas por meio da informação e do cuidado com a saúde. “A prevenção é a chave para o bem-estar, e o autocuidado deve ser uma prioridade, por isso a Escola do Serviço Penitenciário reconhece a importância dessa causa e reafirma o compromisso em promover a conscientização entre nossos servidores e a sociedade”.


Segundo a técnica superior penitenciária (TSP) Ligiane Nascimento da Costa, “trazer um tema tão relevante para dentro da instituição com os colegas de trabalho é muito importante para conscientizar e prevenir a doença”. Além dela, os técnicos superiores penitenciários Gabriel de Vargas Pereira e Ana Paula Luxen também ministraram o ciclo de palestras. 


“A 9ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) sempre vai estar apoiando as atividades que proporcionam bem-estar aos colegas, e a realização desse evento é muito significativa e oferece o entendimento da doença”, declarou o delegado adjunto Ricardo Cassal.



Polícia Penal