Polícia Penal realiza prisões de foragidos durante Operação Verão
Os dois indivíduos estavam com mandados em aberto e foram presos com a participação da Monitoração Eletrônica e do GAES
Publicação:
A Polícia Penal prendeu, no último domingo (12), um homem e uma mulher foragidos da Justiça em Capão da Canoa, durante a Operação Verão Total 2024/2025. A ação contou com a participação de servidores do Departamento de Monitoração Eletrônica (DME), do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 1ª Região Penitenciária (IPME-1) e do Grupo de Ações Especiais (Gaes).
Com a maior circulação de pessoas nos litorais Norte e Sul nesta época do ano, foi realizado um reforço no número de servidores do IPME-1 e IPME-5 atuando, especificamente, na análise de eventuais irregularidades de pessoas monitoradas, por meio de uma área virtual. Foi o que ocorreu no domingo quando identificaram os mandados em aberto dos dois indivíduos e o Gaes efetuou as prisões.
Para a diretora adjunta do DME, Ana Maria Strahsburg, “a medida faz parte de um conjunto de esforços do Estado voltados à segurança da sociedade que frequenta os litorais norte e sul durante esta época do ano. Com foco na agilidade e assertividade, a ação colabora de maneira integrada com outras instituições, utilizando a monitoração eletrônica de forma colaborativa para reforçar as garantias de tranquilidade dos veranistas”.
Durante o Verão, a Polícia Penal também tem intensificado o número de operações de revistas gerais nas unidades prisionais localizadas nessas regiões. Além disso, de forma integrada com as outras forças de segurança, vem atuando no aumento do número de fiscalização de prisões domiciliares nessas regiões e do cumprimento de mandados de busca e apreensão.