Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Presídio Estadual de São Borja recebe reformas e amplia vagas prisionais

Publicação:

Imagem sem descrição
Trabalhos estão em fase de conclusão e deverão ser entregues até o fim do mês de junho - Foto: Neiva Motta

A reforma na ampliação e estrutura do Presídio Estadual de São Borja (PESB), viabilizada com a mão de obra de quatro detentos escolhidos por suas habilidades na área da construção civil, irá viabilizar 60 vagas no local. Os trabalhos estão em fase de conclusão e deverão ser entregues até o fim do mês de junho.

Para o delegado da 6ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), Nelson Rehmeier, as parcerias entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) se tornaram exemplos concretos na inserção social dos presos. De acordo com o diretor do presídio, Joicemar Gonçalves Meireles, o projeto de melhorias tem o objetivo de oferecer vivência digna às pessoas em situação de prisão. "O apoio do Ministério Público, Judiciário e Conselho da Comunidade para a realização destas ações tem sido imprescindível". Quando toda a sociedade se envolve na recuperação dos apenados, dá certo" afirmou.

Imagem sem legenda

 

Melhorias na estrutura do Presídio de São Borja conta com a mão-de-obra dos presos. O prédio recebeu pinturas na parte interna e externa. A ação conta com parcerias do Judiciário, MP, Conselho da Comunidade.

 

Palestras e inclusão digital

As melhorias no PESB, construído na década de 50, envolveram também a pintura na parte externa e interna da casa prisional. Além disso, foram criadas mais três salas  destinadas a sediar palestras, cursos de artesanatos e de informática para o qual o Ministério Público fez a doação de 12 computadores para estimular a qualificação e o acesso digital dos presos.

O apenado J.O., 35 anos, que participou do projeto das obras, explicou que além do benefício da remição da pena, (três dias de trabalho, com redução de um da pena), foi uma experiência única em colaborar para nova fase do local onde foi acolhido por quase quatro anos.

Neiva Motta

Assessoria de Comunicação da Susepe

 

Mais notícias

Polícia Penal