Presídio de Espumoso inicia segunda edição do projeto de Oficina de Redação
Objetivo é a preparação dos participantes para o ENEM e para o Encceja PPL
Publicação:

O Presídio Estadual de Espumoso deu início neste mês à segunda edição do projeto Oficina de Redação Preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025.
Coordenado pela técnica superior penitenciária assistente social Taís Morgana Zambillo, em parceria com a professora voluntária Gladis Antonia Pretto, o projeto tem como objetivo oportunizar a qualificação e preparar os apenados para prestar as provas e fortalecer as ações de ressocialização por meio do estudo.
Programado para acontecer quinzenalmente, ao longo de todo ano, a ação conta atualmente, com a participação de 10 pessoas, capacidade total do espaço disponível para a atividade na unidade prisional.
Segundo Taís, a oficina de redação, além de propor a preparação para os exames, contribui significativamente para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade, já que o Encceja e o Enem são as portas de entrada do público-alvo para o ensino básico e superior. A oficina também proporciona a troca de experiências entre os apenados. “Os participantes que têm conhecimentos sobre outras áreas e disciplinas se colocam à disposição para compartilhar materiais impressos e ensinar os colegas sobre as matérias exigidas nos exames, como operações matemáticas”, frisou.
A primeira edição da iniciativa ocorreu entre outubro e dezembro de 2024, com duração total de 10 horas, sendo direcionada especificamente para as provas do Enem. Teve a participação de 100% das pessoas inscritas e todos os participantes obtiveram nota suficiente para ingresso no ensino superior.