Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Agentes operacionais da Polícia Penal gaúcha integram Força Penal Nacional em Recife

Publicação:

A equipe embarcou na terça-feira (12) para participar da mobilização
A equipe embarcou na terça-feira (12) para participar da mobilização - Foto: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal
Por Rodrigo Borba/Ascom Polícia Penal, Edição: Ascom SSPS

Durante três meses, cinco agentes operacionais da Polícia Penal gaúcha integrarão, em Recife, a Força Penal Nacional (FPN), criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A equipe embarcou na terça-feira (12) para participar da mobilização que reúne profissionais de diversos estados e visa responder de forma eficaz a crises no sistema prisional, com a cooperação entre diferentes esferas de governo para a qualificação das condições carcerárias e da segurança pública.

Instituída no âmbito da Secretaria Nacional de Políticas Penais, a FPN é uma iniciativa de ações conjuntas e integradas entre União e unidades da Federação para a execução de serviços voltados à preservação da ordem pública, da segurança das pessoas e do patrimônio do sistema penitenciário brasileiro.

Por meio de convênios, os estados podem solicitar à Força apoio na gestão penal, com foco nas atividades administrativas, assistenciais e gerenciais, no treinamento e na capacitação no sistema prisional e em situações de grave crise nos estabelecimentos penais.

Representam a Polícia Penal gaúcha na FPN os coordenadores dos Grupos de Intervenção Rápida (GIRs) da 2ª e 4ª Regiões Penitenciárias, Everton Moraes e Rogério Schlichting, o agente operacional do Grupo de Ações Especiais (Gaes) Denis Renan dos Santos e os integrantes dos GIRs da 5ª e 8ª regiões Olávio Dummer e Joice Aline Borges, respectivamente.

Para o superintendente da Polícia Penal, Mateus Schwartz, a atuação dos agentes operacionais na Força Penal Nacional demonstra a qualificação técnica do Gaes e dos GIRs. “Além disso, o trabalho integrado entre policiais penais federais e de outros estados contribui para o aprimoramento das práticas adotadas, visando à manutenção da ordem e da disciplina no sistema penitenciário e o combate à criminalidade.”

A superintendente adjunta da Polícia Penal, Deisy Vergara, e o diretor adjunto do Departamento de Segurança e Execução Penal, Cledio Muller, estiveram presentes no embarque dos servidores.

Mais notícias

Polícia Penal