Ação especial de autocuidado e saúde para as servidoras é realizada em Charqueadas
Publicação:

A Comissão Interna de Segurança e Saúde no Sistema Penitenciário (Cissspen) da 9ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) realizou, na última terça-feira (13/5), uma ação especial voltada às servidoras. A atividade, que aconteceu na sede da Associação dos Servidores Penitenciários de Charqueadas (Aspec), contou com a parceria da Escola do Serviço Penitenciário (ESP), da Seção de Atendimento ao Servidor da Susepe (SASS) e da própria Aspec.
Com o slogan “Climatério e menopausa: informação, autocuidado e qualidade de vida”, o evento levou a proposta de prevenção e promoção de saúde no sistema penitenciário, proporcionando um espaço de escuta, informação e valorização da saúde da mulher. Para isso, contou com palestras de profissionais das áreas de saúde, psicologia e terapias integrativas, além de roda de conversa e lanche preparado por apenados das unidades prisionais.
Uma das responsáveis pela organização, a técnica superior penitenciária (TSP) assistente social e presidente da Cissspen, Ligiane Nascimento da Costa, destacou a importância do projeto. “Acreditamos que momentos como esse, de acolhimento, de informações e trocas, nos fortalece, contribui para a saúde, o bem-estar e, consequentemente, reverbera na qualidade do trabalho cotidiano.”
A iniciativa faz parte da campanha de prevenção e promoção de saúde no sistema penitenciário da 9ª DPR, projeto que vem sendo realizado ao longo de todo o ano. A proposta tem como público-alvo as servidoras penitenciárias que trabalham nos estabelecimentos e foca em sensibilizá-las quanto à importância do autocuidado com a saúde, promovendo a valorização do bem-estar físico, emocional e psicológico, especialmente durante o período do climatério e da menopausa, por meio de informação, escuta qualificada e ações educativas. As atividades também podem se estender ao público indireto, como os privados de liberdade e seus familiares e a comunidade em geral.
De acordo com a TSP pedagoga da ESP Morenídia Henriques Silveira, também uma das organizadoras do evento, a iniciativa reforça o compromisso institucional com as servidoras, incentivando práticas de autocuidado e bem-estar entre elas e promovendo um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor. Já a TSP psicóloga da 9ª DPR Ana Paula Domingues relatou como foi importante participar do projeto. “Foi uma palestra com falas muito sensíveis, que ajudam a nos olhar com mais cuidado. Nos trouxe reflexões sobre saúde e sobre a importância de percebermos e entendermos o nosso ritmo e momento de vida em que estamos”, concluiu.