Apenados da Penitenciária Modulada de Charqueadas lançam livro “A História da Minha vida”
Publicação:

No início deste mês, foi lançado, na Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC), o livro “A História da Minha Vida”, que relata as vivências e a realidade das pessoas privadas de liberdade trazendo visibilidade e protagonismo às suas próprias histórias.
A obra é a reunião de 40 narrativas construídas por 40 apenados da penitenciária, com o auxílio da técnica superior penitenciária Pulcina Dutra, idealizada e organizada pela escritora Jane Lucas, de forma voluntária, como forma de possibilitar, através do tratamento penal, mudanças de perspectivas na vidas dos presos. Além disso, a capa do livro também foi ilustrada pelos apenados.
No dia 11 deste mês, na Câmara de vereadores de Porto Alegre, o livro concorreu ao prêmio Milton José Pantaleão de escritor independente, indicado para categoria coletânea do ano, pelos acadêmicos imortais da Academia de Letras do Brasil-RS, ficando entre os finalistas. Segundo um dos autores, “a vida é um filme, onde nós somos os protagonistas e fazemos nossos próprios papéis, não tem dublê”, destacou. Participaram do evento o delegado penitenciário da 9ª Região, Ângelo Carneiro, a diretora da casa prisional, Patrícia Matos, o diretor adjunto Ricardo Vincent, o chefe de segurança da penitenciária, Juliano Reis, os professores do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA) e demais servidores.