Instituto Penal de Novo Hamburgo realiza reunião com a prefeitura de Campo Bom para oferta de trabalho prisional
Publicação:

Na última quinta-feira (15/5), o diretor do Instituto Penal de Novo Hamburgo (IPNH), Vinícius Guimarães Silva, reuniu-se com o prefeito de Campo Bom, Giovani Feltes, para tratar da oferta de trabalho às pessoas privadas de liberdade através de termo de cooperação. O encontro, que ocorreu na sede da prefeitura, contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Régis Thoen.
No encontro, o diretor do IPNH explicou sobre os benefícios da contratação do trabalho prisional e salientou atributos da utilização dessa mão de obra, como a responsabilidade social, a economicidade e a segurança jurídica. Também detalhou aspectos mais específicos da contratação, como o pagamento de até 75% do salário mínimo nacional, a carga horária de até 44 horas semanais e a isenção de encargos sociais.
O prefeito reforçou que o município tem interesse na contratação do trabalho prisional e garantiu ajustes internos na municipalidade para viabilizar a parceria ainda nas próximas semanas. “A prefeitura possui interesse em contribuir de alguma forma com a ressocialização dessas pessoas. Dar oportunidade de trabalho para que possam ajudar a si e a seus familiares é uma forma de externar a responsabilidade social”, destacou Feltes.
A unidade prisional possui dez termos de cooperação de trabalho ativos, sendo quatro com prefeituras, de Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul, Esteio e Montenegro, e mais seis parcerias com organizações empresariais privadas. “Investir no trabalho da pessoa presa é investir na segurança pública, uma vez que, tendo acesso à qualificação profissional, essas pessoas vislumbram novas possibilidades, diminuindo, assim, as chances de retorno à criminalidade e, consequentemente, ao sistema prisional", afirmou Silva.