Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Modulada de Ijuí forma o quinto apenado no ensino superior em 2025

Formação é resultado de um termo de cooperação com a Unijuí assinado em 2022

Publicação:

.
A solenidade foi realizada de forma online por meio da plataforma Google Meet - Foto: Divulgação Polícia Penal
Por Andréia Moreno/Ascom Polícia Penal

A Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (PMEI) sediou, na última quarta-feira (02/07), a colação de grau de um custodiado no curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). O ato foi mais uma etapa do termo de cooperação firmado em 2022 entre a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), a Polícia Penal e a Unijuí, cujo objetivo é ampliar o acesso à educação superior por parte de pessoas privadas de liberdade. 

O formando Volmar de Souza foi o último apenado a concluir a graduação entre os cinco contemplados pelo termo de cooperação com a universidade. A colação de grau dos demais estudantes foi realizada no mês de março. 

O apenado expressou sua gratidão pela oportunidade, destacando que ingressou no sistema prisional com a 4ª série do ensino fundamental e que, por meio da formação superior, sentiu-se valorizado e reconhecido pela conquista. Emocionado, ressaltou o impacto positivo da graduação em sua vida e nas perspectivas de futuro, especialmente por ter podido compartilhar esse momento com sua família, que acompanhou a solenidade. “Enfrentei muitas dificuldades, especialmente por não ter familiaridade com a informática. Sou imensamente grato à assistente social, que me acompanhou, orientou e apoiou diariamente ao longo dos dois anos e meio de curso”, relatou.

A diretora da PMEI, Darlen Bugs, destacou o papel transformador da educação dentro do sistema prisional. “Desde o início do curso, os alunos demonstraram comprometimento, disciplina e protagonismo em suas trajetórias formativas. Os docentes da Unijuí foram fundamentais nesse processo, estabelecendo vínculos pedagógicos significativos que permitiram a reconstrução de projetos de vida”, afirmou.

A unidade possui uma sala de estudo equipada com computadores e acesso à internet para que os apenados, sob supervisão de servidores penitenciários, possam acompanhar as disciplinas dos cursos. No estabelecimento, também há salas de aula de ensino regular. “A PMEI tem se consolidado como referência estadual em educação e trabalho prisional. A atuação da diretora Darlen foi essencial para o êxito desta cooperação com a Unijuí. Em nome da Polícia Penal manifesto minha gratidão a todos que contribuíram para esse resultado”, declarou o delegado da 3ª Delegacia Penitenciária Regional (3ª DPR), Irineu Koch.

O coordenador do curso de Gestão de Micro e Pequenas Empresas, professor mestre Luciano Zamberlan, manifestou sua satisfação com a concretização do projeto. “É motivo de grande alegria saber que os docentes da Unijuí puderam participar ativamente desse processo formativo. Graças ao empenho da SSPS e da Polícia Penal conseguimos, mesmo em um espaço de privação de liberdade, oferecer essa formação”, disse.

A cerimônia contou ainda com a presença da coordenadora técnica regional Gabriela Prieb e da técnica superior penitenciária assistente social Jucelita Salles, ambas colaboradoras do projeto de formação, que reforçaram o compromisso institucional da Polícia Penal com a educação como instrumento essencial para a ressocialização e o exercício pleno da cidadania.

Polícia Penal