Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Onze apenados são transferidos para o Módulo de Segurança Máxima da PASC

Ação foi desenvolvida em operação integrada entre Polícia Penal, Polícia Civil e Brigada Militar

Publicação:

A transferência de 11 apenados para o Módulo de Segurança Máxima da PASC foi desenvolvida através de operação integrada
A transferência de 11 apenados para o Módulo de Segurança Máxima da PASC foi desenvolvida através de operação integrada - Foto: Rodrigo Borba
Por Rodrigo Borba/Ascom Polícia Penal

Onze apenados foram transferidos para o Módulo de Segurança Máxima (MSM) da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), na noite da última terça-feira (06). A ação foi desenvolvida em operação integrada entre Polícia Penal, Polícia Civil e Brigada Militar e teve como objetivo o isolamento de indivíduos considerados lideranças de um grupo criminoso.

A ação envolveu, ao todo, cerca de 80 servidores. Pela Polícia Penal, participaram integrantes do Grupo de Ações Especiais (Gaes), do Grupo de Intervenção Rápida da 9ª Região Penitenciária (GIR-9) e da Inteligência Penitenciária. A operação também contou com o apoio do Instituto-Geral de Perícias, nos procedimentos das transferências.

O superintendente da Polícia Penal, Mateus Schwartz, destaca a operação como mais um importante passo no combate aos índices de violência. “Estamos conquistando importantes resultados na redução dos índices de criminalidade a partir dessa integração entre as forças de segurança. O trabalho conjunto gera definições estratégicas de ações que possibilitam o enfrentamento e a desarticulação das organizações criminosas. A Polícia Penal está cada vez mais capacitada para o enfrentamento necessário na busca da garantia de um Estado seguro.

O MSM conta com 76 celas individuais, que serão destinadas, prioritariamente, para líderes e mandantes de grupos criminosos envolvidos com homicídios dolosos, inviabilizando, a partir do isolamento, qualquer tipo de comunicação. A construção do novo módulo foi possível a partir de um investimento do governo do Estado de, aproximadamente, R$ 30 milhões.

Polícia Penal