Pessoas privadas de liberdade de Lajeado participam de palestra com a professora e escritora Kay Pranis
Palestrante é referência internacional em Justiça Restaurativa e na metodologia dos círculos de construção de paz
Publicação:
Pessoas privadas de liberdade dos presídios masculino e feminino de Lajeado participaram de uma palestra com a professora e escritora Kay Pranis, referência internacional em Justiça Restaurativa e na metodologia dos círculos de construção de paz. O encontro, que ocorreu no dia 19 de setembro, faz parte do projeto Cultura Restaurativa na Prisão, realizado pelo Instituto Co Essência, em parceria com o Ministério Público, a Polícia Penal e o Conselho da Comunidade.
Desde 2022, a iniciativa é promovida nos dois estabelecimentos prisionais de Lajeado, com o objetivo de implementar os princípios da Justiça Restaurativa no sistema prisional, através da utilização do círculo de construção de paz e da comunicação não-violenta. São realizados encontros e capacitações para facilitar a comunicação interna e promover uma cultura de diálogo construtivo e inclusivo entre os envolvidos.
A ação é desenvolvida em três eixos: servidores, pessoas privadas de liberdade e sociedade civil, integrando os setores em benefício de um bem comum. Por meio do projeto, já foram qualificados 117 apenados e apenadas, além de 15 servidores do sistema prisional. Durante o encontro com Pranis, realizado no Presídio Estadual de Lajeado, dois detentos foram facilitadores.
Também participaram da palestra a facilitadora e tradutora Fátima de Bastiani, o desembargador do Tribunal de Justiça do RS Leoberto Brancher e o promotor de Justiça de Lajeado Sérgio Diefenbach, além dos voluntários do Instituto Co Essência Samuel Johann e Sérgio Santos, principais responsáveis pelo projeto Cultura Restaurativa na Prisão, e dos servidores do Presídio de Lajeado e da 8ª Delegacia Penitenciária Regional.