Polícia Penal reforça a segurança durante o South Summit Brazil 2025
A presença teve como objetivo ações de fiscalização de indivíduos sob monitoração eletrônica
Publicação:

A Polícia Penal reforçou a segurança do South Summit Brazil 2025, evento de tecnologia e empreendedorismo, que aconteceu no Cais Mauá, em Porto Alegre, de quarta (9) até sexta-feira (11/4). Assim como nas edições anteriores, o Departamento de Monitoração Eletrônica (DME) atuou em conjunto com as demais forças de segurança, monitorando não só o espaço do Cais Mauá, mas também o entorno dos hotéis oficiais.
Além do DME, servidores penitenciários do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) e do Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico da 10ª Região (IPME-10) também fizeram o acompanhamento dos monitorados que, porventura, estivessem nos arredores do evento. O local ainda contou com os operacionais do Grupo de Ações Especiais (Gaes).
O superintendente da Polícia Penal, Luciano Lindemann, realizou uma visita técnica no primeiro dia do evento e ressaltou a importância da participação da instituição. “A Polícia Penal, de forma integrada às demais forças de segurança, está empenhada para contribuir com a redução dos índices de criminalidade. A nossa presença no South Summit e em outros eventos com grande circulação de pessoas tem como objetivo o aumento da sensação de segurança nesses espaços”, disse.
O principal objetivo é realizar análises detalhadas das movimentações e potenciais violações por parte dos monitorados, buscando a redução de riscos de forma proativa. Essa estratégia garante uma atuação planejada, coordenada e integrada durante o evento, com foco não apenas na segurança, mas também no bem-estar do público.
Nesta sexta-feira (11/4), o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, também esteve no espaço onde ocorre o monitoramento e conversou com os servidores sobre o andamento do trabalho.
Texto: Marcelle Schleinstein/Ascom Polícia Penal
Revisão: Breno Serafini/Ascom Polícia Penal
