Polícia Penal transfere 49 apenados do Presídio Estadual de Guaporé
A ação realizada na manhã desta sexta-feira (25) envolveu mais de 40 servidores
Publicação:

A Polícia Penal realizou, na manhã desta sexta-feira (25), a transferência de 49 apenados do Presídio Estadual de Guaporé (PEG) para duas unidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação envolveu mais de 40 servidores, entre integrantes da Divisão de Segurança e Escolta, do Grupo de Intervenção Rápida da 7ª Região Penitenciária, da 7ª Delegacia Regional Penitenciária, da Inteligência Penitenciária e da própria casa prisional.
A operação, a maior da história do estabelecimento, atende a decisão do Poder Judiciário. Desde março, outras 30 pessoas privadas de liberdade já haviam sido transferidas do local.
Como forma de aumentar o número de vagas no sistema penitenciário na Serra Gaúcha, região na qual está inserido o PEG, o Governo do Estado anunciou, em dezembro de 2024, a assinatura do contrato para a construção da Penitenciária Estadual de Caxias do Sul II e III. Com investimento de R$ 261,9 milhões, a nova unidade terá 1.650 vagas em uma área construída de 25 mil metros quadrados. O projeto encontra-se em fase de elaboração pela empresa responsável, com previsão de conclusão da obra para o segundo semestre de 2026.