Presas de Canela expõem artesanato em evento
Publicação:

As peças artesanais feitas por cinco detentas do regime fechado do Presídio Estadual de Canela foram atração durante o evento que integrou a “Temporada de Inverno 2012-Canela”, ocorrida entre os dias 12 de junho a 7 de agosto. O município está localizado a 130 quilômetros de Porto Alegre.
O projeto é desenvolvido pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) com o Lions Clube, cuja coordenadora da ação, Eliane Hause, fornece, há um ano, toda a orientação técnica na confecção dos trabalhos manuais. A comercialização das peças aconteceu na praça João Corrêa em Canela, durante último fim de semana. De acordo com a direção da casa prisional, foram arrecadados cerca de 430 reais, que serão divididos entre as cinco presas envolvidas no projeto. Outra parte é para despesas com os materiais.
Valores arrecadados com a exposição do artesanato será investidos em materiais de trabalho e com despesas pessoais.
De acordo com a administradora do estabelecimento prisional, Giane Rockembach, as presas terão remição da pena (para cada três dias trabalhados, diminui um da pena). “Além do direito à remição, os ganhos com os trabalhos comercializados serão investidos em novos materiais que serão empregados na Feira de Natal, e ainda utilizados para as despesas pessoais”, enfatiza a diretora.
Neiva Motta
Assessoria de Comunicação da Susepe