Nova oficina terapêutica tem início na Penitenciária Estadual de Santa Maria
Publicação:

No começo deste mês de maio, teve início, na Penitenciária Estadual de Santa Maria, uma nova oficina terapêutica voltada aos apenados. A iniciativa visa promover a expressão, as habilidades e a criatividade por meio do artesanato, além de incentivar o desenvolvimento de potencialidades e ampliar o conhecimento dos participantes.
A proposta está alinhada com as diretrizes da Polícia Penal e da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), que priorizam ações voltadas à reintegração social de pessoas privadas de liberdade, por meio do incentivo à cultura e à promoção social dentro das unidades prisionais.
"O foco da oficina é a confecção de tapetes artesanais utilizando materiais recicláveis, como sacos de batata e cebola, repassados por fornecedores de alimentos da Penitenciária. Além de contribuir com a preservação ambiental ao reaproveitar resíduos, a iniciativa também busca oferecer aos participantes uma nova habilidade que poderá servir como fonte de renda no futuro", destacou o diretor da unidade prisional, Jader Gonçalves.
Inicialmente, a atividade será oferecida quinzenalmente aos apenados do Módulo de Vivência I, selecionados com base em uma lista de interesse e análise do setor de segurança. A oficina será coordenada pelas técnicas superiores penitenciárias Mircele Massirer, Cássia Silveira e Luciana Dimpério, com apoio de estagiárias do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Santa Maria.