Governo dá inicio a ocupação da Penitenciária de Guaíba
Publicação:
O Governo do Estado, através de ato oficial realizado nesta sexta-feira (15), deu inicio a ocupação da Penitenciária Feminina de Guaíba. O evento ocorreu no interior da penitenciária, com capacidade para 432 detentas, mas neste primeiro momento está com 28 presas, oriundas de Porto Alegre, Montenegro e Charqueadas.
A administradora da penitenciária, Elizani Lopes, falou do orgulho de dirigir uma unidade prisional que dará condições às mulheres cumprirem suas penas de forma adequada. Márcia Santana, secretária de Políticas para Mulheres, ressaltou a nova cultura nas organizações públicas do Estado, com uma gestão inovadora e voltada para a questões como das mulheres.
VEC para mulheres
O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, agradeceu ao prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, pela compreensão da necessidade de um presídio em seu município, e que a Susepe está buscando este entendimento em outros municípios. Douglas Martins, juiz coordenador do Mutirão Carcerário do Ministério da Justiça, anunciou que vai recomendar a criação da Vara de Execuções Criminais (VEC) específica para mulheres. Já o secretário de Segurança Pública, Airton Michels, ressaltou a importância da parceria com o Judiciário e o Ministério Público, acrescentando que a nova unidade prisional terá um perfil voltado à reinserção social das detentas.
Também presentes no evento a juíza da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, Adriana Ribeiro; o juiz Corregedor do TJ, Marcelo Mairon Rodrigues; a promotora de Justiça da Câmara de Guaíba, Gisele Monteiro; Irani Medeiros, representando a vice-governadoria; Lugon Lewandovski, representante da 12ª Coordenadoria de Educação de Guaíba; Nilton Ribeiro de Caldas, representando a Federação dos Conselhos de Comunidade, diretores, delegados e servidores penitenciários.
O novo presídio tem 7,7 mil metros quadrados de área construída, e teve um investimento de R$ 22,7 milhões com recursos do Governo do Estado. A Penitenciária Feminina de Guaíba conta com berçário, unidade para atendimento médico, área para trabalho prisional e salas de aula.
Texto: Marco Vieira
Assessoria de Comunicação da Susepe