Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Nova sede da 3ª Delegacia Penitenciária Regional é inaugurada em Santo Ângelo

Reforma foi possível com investimento de R$ 415 mil e mão de obra prisional

Publicação:

Inauguração 3 DPR   Rafa Marin Polícia Penal   27 12 24 3
Também estão localizados no local o IPME-3 e a base operacional do GIR-3 - Foto: Rafa Marin/Polícia Penal
Por Ascom Polícia Penal

Na tarde desta sexta-feira (27), foi realizada a cerimônia de inauguração da nova sede da 3ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR), localizada em Santo Ângelo. A reforma, executada com mão de obra prisional de apenados do Instituto Penal de Santo Ângelo, teve o investimento de cerca de R$415 mil, provenientes do Governo Estadual, da Prefeitura de Santo Ângelo e de diversas varas de execuções criminais da região.

No prédio da nova sede, também estão localizados o Instituto Penal de Monitoramento Eletrônico (IPME) e a base operacional do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), ambos da 3ª Região Penitenciária. O espaço possui 14 salas administrativas, quatro banheiros, dois alojamentos para servidores e duas cozinhas. Infraestrutura adicional inclui áreas destinadas à Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen), à Seção de Atendimento ao Servidor da Susepe (SASS) e a estacionamento coberto para viaturas.

A 3ª DPR é responsável pela administração de 11 estabelecimentos prisionais, gerindo, aproximadamente, 3.500 pessoas privadas de liberdade e cerca de 500 servidores penitenciários. A nova sede, concebida para atender às crescentes exigências operacionais e administrativas, ocupa um edifício de 628 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos.

Para o diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Anderson Prochnow, “a inauguração da nova sede da Delegacia da 3ª Região vai permitir uma integração mais efetiva entre todos os setores da Polícia Penal, agilizando a tomada de decisões de todas as demandas”. Ele acrescenta, ainda, que a “integração do GIR, do monitoramento eletrônico e da inteligência penitenciária potencializa e qualifica a nossa atuação na região”.

A inauguração, aponta o delegado da 3ª DPR, Irineu Koch, marca um importante avanço para o sistema prisional da Região. “Este novo espaço foi concebido para atender às exigências específicas dos servidores penitenciários, garantindo melhores condições de trabalho. Gostaria de expressar meus mais sinceros agradecimentos a todos que colaboraram para que este projeto se tornasse realidade. A todos os parceiros e colaboradores. Sem esse esforço conjunto, não estaríamos comemorando esse marco importante. Esta conquista é de todos nós, e reforça nosso compromisso com um sistema prisional mais eficiente e humano”, frisa.

Polícia Penal