Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Pacientes e artistas grafitam os muros do Instituto Psiquiátrico Forense

Publicação:

Imagem sem descrição
Pacientes participam de Oficina de grafitagem no IPF - Foto: Neiva Motta.

Os pacientes do Instituto Psquiátrico Forense (IPF) estão envolvidos no projeto "Eu amo Muros" das ONGs Coletivo InterAção, com participação da Núcleo Urbanoide.
Na primeira etapa do projeto, que conta com a parceria com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), cerca de 480 metros quadrados do muro externo frontal recebeu a grafitagem durante o feriadão de 7 de setembro.

Para o diretor administrativo substituto do IPF, João Nunes de Freitas, a ideia é tornar o ambiente manicomial mais humanizante, acessível aos olhos da comunidade local. "Pretendemos conquistar uma relação de confiança com a vizinhança, e mostrar que, além muros, viabilizamos ações sociais que visem o bem-estar destas pessoas que são cumpridoras de medidas de segurança, e não apenados", disse o profissional.

Participaram da iniciativa mais de cem artistas, desenhistas e ilustradores que pintaram figuras de animais, natureza, letras, frases, imagens e símbolos religiosos entre outros. Mais 300 metros quadrados dos muros da Igreja São Jorge e Hospital Psquiátrico São Pedro também foram pintados.

Oficina de grafite


As oficinas para os pacientes do IPF ocorrem nesta terça-feira (11), com previsão de encerramento no próximo 12 de setembro, na área interna do IPF. Os participantes aprendem sobre a história do grafite, técnicas e práticas de desenho e pintura, além de exibição de filmes. O paciente Sandro da Silva, disse que adora escrever e pintar
coisas que falam do tema "amor", explicou ao mostrar sua gravura já finalizada.

De acordo com o grafiteiro, Fábio Teixeira, da Coletivo InterAção, o objetivo é ensinar a desenhar e pintar para estimular a arte no local, "promovendo a interação dos pacientes com a cultura popular", acrescenta o artista.

 

Neiva Motta

Assessoria de Comunicação da Susepe

Mais notícias

Polícia Penal