Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Presos palestram no foro de Osório

Publicação:

Imagem sem descrição
Presos realizam palestra sobre conceitos nutricionais para dezenas de servidores do Foro e Susepe, em Osório - Foto: Neiva Motta

Três detentos do regime fechado da Penitenciária Modulada Estadual de Osório (PMEO) foram convidados a apresentar uma palestra sobre alimentação saudável para os servidores do Foro, no município de Osório, na última sexta-feira (4). Eles foram os alunos que obtiveram melhores desempenhos no Programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi).

Segundo as nutricionistas do Sesi, que ministraram o curso para 42 presos, eles aprenderam conceitos de economia alimentar, nutrição saudável e reaproveitamento de alimentos. Ivarlete de França, diretora do Departamento de Tratamento Penal (DTP), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), pontuou a ação entre Susepe e Judiciário como enriquecedora para o enfrentamento do desafio na reinserção social. A diretora classificou ainda que as relações institucionais devem ser estreitas em prol das pessoas que estão privadas de liberdade.

Durante o evento, o juiz André Dorneles, da Vara das Execuções Criminais (VEC), de Osório, disse que estimular a rede de conhecimentos para a reintegração social das pessoas privadas de liberdade agrega valores à sociedade “Nunca teremos o conhecimento total. Estamos sempre aprendendo, com tudo e com todos”. Dorneles destacou a importância da atuação do judiciário em conjunto com a Susepe para promover a educação e trabalho na inserção social. Ângela Trindade, assessora de juiz, disse que o evento, além de promover um aprendizado na área gastronômica, mostra uma lição de vida. "O conhecimento se transforma sempre".

O apenado, G.M, 46 anos, relatou que cozinhar na prisão é um trabalho em equipe. “O mérito de estarmos aqui é de nossos colegas também, pois sugeriram receitas para mostrarmos a vocês”. Já C.K.M, 42 anos, ex. educador social, confessou que jamais imaginou ser palestrante num evento promovido pelo judiciário. “Depois dessa oportunidade dada pelo juiz e Susepe, pretendo, quando sair da prisão, palestrar nas escolas carentes noções de reaproveitamento de alimentos”.

Para L.O, 48 anos, conceito de alimentação nutritiva e de baixo custo são temas que deveriam ser inseridos nas disciplinas escolares desde a infância. “Depois que participei deste curso, passei a valorizar desde a casca dos alimentos, até as sementes. Ele acrescenta ainda que tem aplicado o ensinamento das práticas alimentares na rotina, pois trabalha como cozinheiro. “Já observei a redução de custos ao reutilizar alimentos”.

Os participantes tiveram oportunidade de saborear os alimentos preparados pelos alunos, tais como: bolo de casca de banana, docinho de arroz, bolo de maça com aveia, torta de banana, pastel de farinha de caju, pastel de soja.  Prestigiaram o evento pela Susepe; Cintia Varoni Nunes, do Setor Educacional, Mirela Schander, do Trabalho Prisional. Além de Jaqueline Molon, nutricionista do Sesi, e mais cerca de 50 servidores do foro, que ao fim da palestra fizeram perguntas aos alunos.

 

 

Neiva Motta

Assessoria de Comunicação da Susepe

Mais notícias

Polícia Penal