Sarau Literário é realizado na Penitenciária de Santa Maria
Publicação:

Na tarde da última sexta-feira (24), foi realizado o primeiro sarau literário da Penitenciária Estadual de Santa Maria (PESM), com a apresentação de poesias autorais de 15 apenados que participam da Remição pela Leitura, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) através de Termo de Cooperação.
O objetivo do projeto é estimular a produção de textos pelos próprios participantes, além de estimular outras habilidades, como a capacidade de expressão de ideias e sentimentos, a leitura de obras literárias e o discurso em público.
A partir dos debates reflexivos dos encontros da Remição pela Leitura e da leitura de uma poesia de um participante, todos foram convidados a escrever e apresentar algum poema. Alguns deles já se dedicavam à escrita e viram no sarau a oportunidade de mostrar as suas obras.
Para o diretor da casa prisional, Jader Ricardo Dias Gonçalves, “o sarau foi um momento de revelação de talentos e de emoção, por poesias que traduzem os sentimentos e suas trajetórias. Ainda segundo ele, todas essas habilidades estimuladas pela leitura e pelo sarau ajudam na promoção da cidadania e na reinserção social dos envolvidos”.
Já para o Coordenador de Cidadania, Victor De Carli Lopes, da UFSM, “foi muito gratificante ver a ideia do sarau literário ter sido tão bem abraçada por todos os envolvidos. Ainda mais provocador do que ler, entender e interpretar o que se está lendo, é produzir textos que coloquem para fora, em forma de arte, nossos sentimentos, anseios e vontades. Ver os 15 participantes da Remição pela Leitura se desafiarem e declamarem seus textos autorais uns para os outros foi uma experiência fortalecedora”. Ascom Susepe