Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Susepe trabalha para diminuir o efetivo carcerário do Central

Publicação:

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) está trabalhando para diminuir o efetivo carcerário do Presídio Central, um dos mais populosos do país. Atualmente o Central conta com 4.776 detentos, e a Vara de Execuções Criminais (VEC) fixou o número limite de 4.650 a partir de 1º de agosto. Algumas medidas estão sendo tomadas para adequar a unidade prisional, dentro de um número razoável.

Gelson Treiesleben, superintendente da Susepe, ressalta que está sendo concluída uma reforma na Casa do Albergado Padre Pio Buck, que disponibilizará até o final de julho 120 vagas de regime semiaberto. Além disso, enfatiza, dentro de 30 dias mais 200 vagas serão criadas no Anexo da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), totalizando 320 vagas para atender a demanda de progressão de regime do Presídio Central.

Mais 1.800 vagas

Treiesleben acrescenta que até o final do ano a Susepe estará inaugurando o Presídio de Arroio dos Ratos, cuja obra está em andamento, e contabilizará 800 vagas de regime fechado. Também estão em obras um módulo na Penitenciária Modulada de Charqueadas, com 500 vagas, e um módulo na Penitenciária Modulada de Montenegro, também com 500 vagas. Com isso, salienta o superintendente, -“teremos até o final do ano 1.800 novas vagas para desafogar o Presídio Central” – conclui.

Todas estas medidas ainda em 2011, mais os projetos para 2012 de construções de presídios na região Metropolitana, visam reduzir o número de detentos do Presídio Central. Tais medidas estão inseridas no principal objetivo da Susepe e da Secretaria de Segurança Pública, de reduzir drasticamente a população carcerária do Presídio Central.

 

Texto: Marco Vieira
Assessoria de Comunicação da Susepe

Mais notícias

Polícia Penal